Tempo perdido

Imagem

– Já percebeu que coisas ruins só acontecem para nós dois? O resto do mundo vive dentro de um jardim de inverno rodeado por flores coloridas. Já a gente, no lugar que há muito precisa ser podado.

A garota encarava os olhos do estranho há o que parecia uma vida inteira. Trinta ou quarenta anos. Talvez cinquenta se demorasse um pouco mais. O olhar dele era confortável e, com apenas vinte minutos de conversa, pertenciam um ao outro. Não notavam os carros passando na rua, muito menos o cinza do céu ameaçando chuva. Queriam discutir filosofia, psicologia e o porquê de serem tão parecidos e deslocados. Queriam que aquele momento se transformasse em uma fotografia antiga, dessas que duram para sempre mesmo jogadas no fundo de um baú desgastado pelo tempo.

– Talvez nós sejamos os escolhidos. Nascidos para tornar o mundo um lugar melhor. – ele falou com sinceridade, o que a surpreendeu.

– Você só pode estar brincando. – ela sorriu. – Ninguém nasce com missão alguma predestinada. Fazemos o que fazemos porque tomamos o ônibus errado, almoçamos em um restaurante aleatório ou decidimos sair de roupas leves em um dia frio. Tudo o que acontece na nossa vida é pura coincidência. Nada além de uma enxurrada de coincidências.

– Então isso define o fato de não pertencermos a esse lugar. Talvez eu tenha virado em alguma esquina errada da minha vida há alguns anos. – ele sorriu pela primeira vez e ela percebeu que o riso dele estava machucado.

– Ou talvez tenha virado na esquina certa. Nós estamos aqui em um dia horroroso, discutindo o sentido da vida e do Universo há pouco mais de dez minutos. Isso não é o suficiente para você?

– Não. Nunca vai ser o bastante. Eu preciso de mais tempo. Creio que não vivi tudo o que poderia viver. – ele apontou para a sonda no nariz o que fez com que ela também parasse os olhos por alguns segundos no cilindro de oxigênio à esquerda do rapaz. Não tomara coragem de perguntar o que ele tinha, mas presumia que era algo muito grave.

– Sei como é. Eu realmente queria ter todo o tempo do mundo para sair por aí e explorar a vida. Mas somos meros mortais, não somos? Um dia a gente irá embora desse mundo e não deixaremos nenhum resquício da nossa existência. Duas almas perdidas nadando nesse imenso aquário.

– É uma pena que a gente não possa reutilizar o nosso tempo perdido, não é?

– Nunca. E vai ser assim para sempre.

Ela então percebeu que, pela primeira vez, ele também a olhava afetuosamente, como se precisasse dela pelo tempo que restasse.

– Se eu tivesse mais alguns meses de vida, te chamaria para tomar um café.

– E por que não chama?

– Porque eu não quero quebrar seu coração. Ele é um cristal frágil. Você não merece a vida que tem. Merece ser feliz. Merece um mundo totalmente novo e particular. Não sair com um cara em estado terminal…

– Eu não me importo.

– Então me abraça forte. – ele suplicou.

Era como abraçar alguém que ela já havia conhecido. A quimioterapia o deixara fraco, mas ele a abraçava com o máximo que podia. Ela fazia o mesmo. As mãos dela entrelaçaram as dele e não houve mais nada além de um sussurro.

– Nós estamos longe de tudo agora. – ele disse de olhos ainda fechados.

– Se você quiser tomar aquele café, devemos ir agora. Se demorarmos mais, seremos pegos pela chuva. Não temos tempo a perder.

– A tempestade que chega é da cor dos seus olhos.

– Castanhos. Como os seus.

De mãos dadas, abandonaram o ponto de ônibus, os sonhos perdidos e os compromissos do dia seguinte. Vagaram pela rua até serem atingidos pela chuva que preenchia cada minúscula cicatriz no coração de ambos. O tempo que a vida os proporcionava era curto, não havia dúvidas. Por isso inventariam o próprio tempo.

Anúncios

2 thoughts on “Tempo perdido

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s