Entre linhas

Imagem

Escancaro o livro empoeirado em busca de companhia. Passo os olhos por palavras, lugares, pessoas e tinta escura no papel. É tão mais fácil fingir que está tudo bem quando se está só. Mas, para falar a verdade, desejaria que a distância entre nós, que essa barreira fantasiosa desaparecesse de uma vez por todas. Mas ela insiste em ficar aqui comigo.

São tantas histórias, tantos rostos, tantos vilões e mocinhas que eu me perco. Perco a vontade, a coragem e meus pensamentos voltam para um único ponto inalcançável no universo. Os dedos que apoiam o livro tremem de frio. O edredom e a caneca de chá quente já não fazem mais efeito. Lá fora a chuva chicoteia violentamente a janela. Aqui dentro, o frio arrebata-me completamente.

A trama desenrola-se, o bem vence o mal e, por fim, os protagonistas ficam juntos, num baile, num barco, num casamento… Pelo resto da vida. Ao contrário de nós, passados de apaixonados a meros conhecidos.

No fundo devo admitir que leio desde sempre para encontrar-te. Encontrar-te em um sorriso sem graça, em uma valsa formal, em uma jura de amor ou no grito de gol do futebol. Leio para ser a donzela que tem a vida revirada quando o príncipe aparece e que faz planos e mais planos para o futuro, que fica nervosa antes do casamento e faz com que toda a insegurança acabe ao chegar ao altar – o noivo a espera, afinal.

Leio porque tenho ânsia em ter-te por perto, porque meu personagem favorito tem o mesmo gosto musical que o seu e o mesmo tom castanho dos seus olhos. Leio porque quando me vejo desamparada é para o meu livro que corro. Leio porque as palavras são preciosas e importam-se, mesmo que indiretamente, com o que eu sinto. Mostram exatamente o que eu preciso ler. Ao contrário de você, não é?

No fim das contas, leio por você. Para que talvez o nosso amor entre linhas, subentendido, escasso, fadado ao fracasso torne-se um best seller digno do The New York Times.

Deixe uma Resposta

